Nutridil - Quando a Saúde é Natural

Cofinanciado por:

Projeto 2020
  • Designação do projecto | Nutridil Consultoria em Internacioanlização
  • Código do projecto | Lisboa – 02 – 0752 – FEDER - 008533
  • Objectivo principal | Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
  • Região de intervenção | Lisboa
  • Entidade beneficiária | Nutridil, Lda
  • Data de Aprovação | 12-10-2015
  • Data de inicio | 15-12-2015
  • Data de conclusão | 27-10-2016
  • Custo elegível | 20 000.00€
  • Apoio financeiro da União Europeia | FEDER 20 000.00€
  • Apoio financeiro público nacional/regional |

Objectivos, actividades e resultados esperados/atingidos

OBJETIVOS:

A NUTRIDIL-COMERCIO DE PRODUTOS DIETETICOS LDA é uma PME constituída em 1984 e sediada em Loures que comercializa suplementos e complementos alimentares (chás com alegações comprovadas pela Agência Europeia da Segurança Alimentar (EFSA), Super Frutos & Super Plantas Natura, nutricosméticos, diatéticos, entre outros), sob marca própria e via representação de marcas estrangeiras.

As inovações que a NUTRIDIL tem lançado em parceria com outras empresas fazem-na pensar ter condições para poder iniciar o seu processo de internacionalização para diversos mercados.

O que se pretendia era um estudo que prepara-se essa internacionalização.

SOLUÇÃO

A encomenda e o desenvolvimento de um estudo que pudesse servir de roteiro da mesma (destinos, produtos, metodologias). Os mercados Europeus mas também os do médio oriente e da Ásia surgiram como interessantes, tendo ainda surgido oportunidades na América do Sul.

Os produtos de que a Nutridil queria analisar o potencial eram nutracêuticos que tinham vindo a desenvolver com os parceiros, destacando-se:

  • Chás com alegações comprovadas pela EFSA (Agência Europeia da Segurança Alimentar), algo que é pioneiro internacionalmente.
  • Super Frutos e Super Plantas, com alegações saúde também sustentadas - mesmo a nível europeu não se encontra com frequência este conceito.
  • Nutricosméticos (com um conceito especial que aumenta a disponibilidade das substâncias no organismo, com proteção gástrica protegendo os princípios ativos dos ácidos no estômago)

Tendo ainda outros produtos com forte potencial, tais como:

  • Memoforce;
  • Otima Menopausa;
  • Diabesan;
  • Quebra-Pedra;
  • Slim4Fit.

RESULTADOS ESPERADOS

  • Validar potencial de internacionalização da empresa e dos seus produtos
  • Identificar 3 mercados prioritários e os produtos mais interessantes
  • Ter visão sobre modelos de negócio e de organização mais adequados à internacionalização
  • Identificar potenciais áreas de inovação e desenvolvimento.

Criar uma equipa específica para a área da internacionalização na empresa, de modo a atingir um valor de 150.000 € de exportação em 3 anos.

Visava-se igualmente uma progressiva subida na cadeia de valor, aproximando a NUTRIDIL mais de uma empresa de desenvolvimento, e não apenas uma mera empresa comercial, antes aproveitando essa sua vertente comercial e de relação com clientes ao serviço do desenvolvimento de produto e de conceitos.

RESULTADOS ATINGIDOS

Em termos de resultados, eles superaram expectativas

  • Detetado e validado o forte potencial de internacionalização
  • Recebida uma assistência técnica concreta, esta resultou num diagnóstico
    • Prioridades/Modelo Negócio (Road Map) definido, indicando caminho prioritário
    • Confirmou a detenção de oportunidades e mercados
    • Preparou a NUTRIDIL para prosseguir sozinha nos mercados externos – era um dos maiores objetivos e o melhor modo de aproveitar os saberes acumulados na equipa
    • Transferência de competências para empresa
  • Equipa para internacionalização em montagem (recrutamentos)